arquivo herculano / 2022-2024
series
cyanotype, analog photography, digital photography e gum bichromate





durante 30 meses, investiguei as relações entre tempo e lugar colecionando objetos de memória e fotografando ruas em transformação.

oprojeto teve início em 2022 quando me mudei para um apartamento na rua Herculano de Freitas no bairro Bela Vista, na cidade de São Paulo - SP. observando os processos de demolição e construção residencial dos arredores da minha casa, iniciei uma coleção de pequenos vestígios materiais de memória descartados por moradores ou empresas de construção imobiliária. a partir dessa coleção, investiguei possibilidades poéticas através da fotografia e de dois processos de impressão históricos: a cianotipia e a goma bicromatada.

nessa série, me interessei em transitar pelo tempo a partir do que a paisagem e o lugar me entregavam. Imaginei o que era, o que é e o que vai ser. fotografei autorretratos e coloquei o meu corpo em contato com a impermanência. lamentei por paredes derrubadas e nunca me acostumei com o ruído da escavadeira. enxerguei por dentro e por fora. além do foco dessa pesquisa, a rua Herculano de Freitas, durante o exato período de um contrato de aluguel, foi também minha casa.





impressões em goma bicromatada com pigmento de terra coletado no terreno de obra aonde foi encontrado o primeiro objeto da coleção: um documento de registro civil do estado de Pernambuco.






recibo e calendário apropriados de um grande descarte feito em 2023
por uma antiga empresa de estofamento que residia na rua Herculano de Freitas.
o terreno foi transformado em um estacionamento